Começa segunda etapa da campanha nacional de vacinação contra a gripe

  Terça, 23 de abril de 2019
  Jornal Nacional    |      
Começa segunda etapa da campanha nacional de vacinação contra a gripe

    Começou a segunda etapa da campanha nacional de vacinação contra a gripe.

    Em muitas regiões brasileiras, quando as folhas começam a cair das árvores, pode saber: está aberta a temporada de doenças respiratórias. E aí é hora de tomar a vacina contra a gripe. Cristina coleciona as doses no cartão.

    “Gripe é muito contagiante. Então, não tive mais problema nenhum”, contou a empregada doméstica Cristina das Dores Soares.

    Gestantes e crianças menores de seis anos já estão recebendo a vacina desde o início de abril. Agora, também vão poder se vacinar os idosos, mulheres até 45 dias após o parto, trabalhadores da saúde, indígenas, professores, funcionários do sistema prisional, presos e pessoas com doenças crônicas, como diabetes e asma.

    A nova etapa também passa a incluir integrantes das forças de segurança e salvamento.

    A meta do Ministério da Saúde é vacinar quase 60 milhões de pessoas em todo o país.

    “Eu trabalho com pacientes com doenças. E também porque eu tenho baixa imunidade. Então, tenho que tomar mesmo”, disse a fisioterapeuta Geisiane Cristina da Silva

    Para estar protegido sempre, é preciso se vacinar todos os anos. É que a composição da vacina contra a gripe muda de acordo com os vírus que estão circulando mais. Por isso, ela é diferente a cada ano. E não tem essa de que a vacina causa gripe, não.

    “Ela não tem essa capacidade de causar a gripe por ser vírus inativado. O adoecimento após a vacina é porque, nesse período em que se toma vacina, existe a circulação de vários vírus e o organismo só vai estar protegido contra a influenza cerca de 15 a 20 dias após a pessoa ter recebido aquela dose”, explicou Lúcia Paixão, diretora de Promoção da Saúde e Vigilância do Epidêmico de Belo Horizonte.

    Em Minas, em 20 anos a vacina da gripe ajudou a diminuir bastante o número de internações. De quase 120 mil casos por ano, esse número caiu para quase 70 mil, ao ano.

    “Eu acho muito importante. Pelo menos para a minha idade, porque depois que comecei a tomar eu não gripo. Sinceramente, passo o ano tranquila, frio, calor. Acho que todo mundo devia tomar”, disse a dona de casa Tânia Mara Colares, de 68 anos.

Nossos parceiros
Nossos parceiros
Nossos parceiros
Nossos parceiros
SOBRE O SITE PAULO AFONSO | TEM

O site pauloafonsotem é formado por uma ótima equipe de colaboradores que fazem o site andar, deixando o mesmo sempre atualizado com notícias de qualidade para orgulhar cada vez mais todos os nossos internautas! Desde 2010 trazendo conteúdo e informação para você.
QUER ANUNCIAR?

Entre em contato, e faça a sua divulgação conosco! "QUEM NÃO É VISTO NÃO É LEMBRADO" Telefone: 75-98845-4011 | 75-99227-3793 ou se preferir E-mail: pauloafonsotem@hotmail.com!
PREVISÃO DO TEMPO

RECENTES POSTS

Todos os direitos reservados - Desenvolvimento: Ewerton Miranda