Chikungunya bate recorde no RJ: 6.765 casos nos primeiros meses de 2019

  Terça, 02 de abril de 2019
  Jornal Nacional    |      
Chikungunya bate recorde no RJ: 6.765 casos nos primeiros meses de 2019

    O ano de 2019 começou trazendo de volta as doenças transmitidas pelo mosquito Aedes aegypti. Muitas cidades já registraram aumento impressionante de casos de dengue, como a gente já mostrou no Jornal Nacional. E mais de seis mil casos de chikungunya foram registrados no estado do Rio de Janeiro. É mais da metade do número nacional.

    Campo Grande, Zona Oeste do Rio. Está difícil escolher uma parte do corpo do químico Valdecir Antunes que não esteja doendo.

    “Eu não consigo mexer os pés, mexer a mão, aqui o punho, o joelho”, disse.

    O diagnóstico é chikungunya. Dele e da mulher. Mas tinha tanta gente por perto com as mesmas dores, que a dona Tânia de Sá Suzano, aposentada, resolveu contar quantos estavam com chikungunya só no condomínio de casas onde eles moram. E o número assustou: 43.

    “Até onde eu conseguir andar, porque também tinham pessoas que não estavam em casa e estavam acamadas no hospital”, afirmou.

    Enquanto o Brasil registrou menos casos de chikungunya em 2019, o estado do Rio foi na contramão e bateu um recorde: 6.765 casos só nos primeiros três meses de 2019. E se fosse uma competição para saber onde tem mais registros de chikungunya no estado, a disputa ia ser apertada.

    Em Vila do Tinguá, em Queimados, na Baixada Fluminense, o tamanho do estrago que o mosquito Aedes aegypti deixou, só em uma casa, tem três pessoas com chikungunya. Em outras duas, mais pessoas doentes; em uma outra, são seis; do lado, são cinco pessoas. Na vizinha do lado, na vizinha da frente; ou seja, só em uma rua, são 30 pessoas com chikungunya. Mas não acabou, não. Virando a esquina, outras 30 pessoas também com a doença. Ou seja, 60 só em um pedacinho do bairro.

    “Dói tudo, minha filha. Tudo, tudo que é junta que você pensar dói”, relatou a dona de casa Lecy Alves Galeão.

Nossos parceiros
Nossos parceiros
Nossos parceiros
Nossos parceiros
SOBRE O SITE PAULO AFONSO | TEM

O site pauloafonsotem é formado por uma ótima equipe de colaboradores que fazem o site andar, deixando o mesmo sempre atualizado com notícias de qualidade para orgulhar cada vez mais todos os nossos internautas! Desde 2010 trazendo conteúdo e informação para você.
QUER ANUNCIAR?

Entre em contato, e faça a sua divulgação conosco! "QUEM NÃO É VISTO NÃO É LEMBRADO" Telefone: 75-98845-4011 | 75-99227-3793 ou se preferir E-mail: pauloafonsotem@hotmail.com!
PREVISÃO DO TEMPO

RECENTES POSTS

Todos os direitos reservados - Desenvolvimento: Ewerton Miranda