Técnicos do IBGE fazem teste para o Censo 2020

  Quinta, 14 de março de 2019
  Jornal Nacional    |      

    O IBGE esta fazendo um teste para o censo que vai mapear o tamanho da população do Brasil no ano que vem, e à lista de perguntas vai ter novidades. O Senso 2020 é o segundo do Século 21. Até o dia 5 de Abril técnicos do IBGE estarão nas ruas fazendo testes piloto. A primeira etapa dos Testes começou com a chamada pesquisa do Entorno urbanístico.

    Os técnicos caminharam pelas ruas de 21 cidades de 14 estados brasileiros para fazer um levantamento das principais características das áreas urbanas, além de fornecer informações para as prefeituras de infra estrutura Urbana vai fornecer também para os recenseadores informações sobre as vias para eles poderem acessar os domicílios e garantir que todos os domicílios sejam cobertos pelo censo. Em 2010 a pesquisa mostrou por exemplo que, entre as cidades brasileiras com mais de 1 milhão de habitantes, Goiania tinha maior percentual de residências em áreas arborizadas enquanto Belém tinha a maior proporção de domicílios em área com esgoto a céu aberto.

    No teste piloto de agora os funcionários anotaram nos smartphones informações como a quantidade de árvores na rua, rampas para cadeirantes, bueiros, placas de rua, faixas de pedestres e a pavimentação das calçadas. O número de quesitos na pesquisa subiu para 23, treze a mais do que em 2010. Para o Censo 2020 o IBGE introduziu algumas novidades: no levantamento das áreas urbanas os técnicos vão mapear por exemplo ciclovias e pisos táteis, aqueles que servem de guia para pessoas com deficiência visual.

    O levantamento feito em favelas será muito mais detalhado do que foi na última pesquisa: vai avaliar as mesmas características das outras áreas urbanas. A pesquisa do Entorno para valer será feita em Junho do ano que vem, dois meses antes do início da coleta domiciliar do censo.

    O IBGE prevê o aumento de 10,4% na população em relação a 2010, vai ser muito chão para os recenseadores: "Nossa estimativa são 212 milhões de pessoas sendo recenseados em torno de 70 milhões de domicílios", disse Luciano Tavares coordenador técnico do censo 2020 do IBGE.

Nossos parceiros
Nossos parceiros
Nossos parceiros
Nossos parceiros
SOBRE O SITE PAULO AFONSO | TEM

O site pauloafonsotem é formado por uma ótima equipe de colaboradores que fazem o site andar, deixando o mesmo sempre atualizado com notícias de qualidade para orgulhar cada vez mais todos os nossos internautas! Desde 2010 trazendo conteúdo e informação para você.
QUER ANUNCIAR?

Entre em contato, e faça a sua divulgação conosco! "QUEM NÃO É VISTO NÃO É LEMBRADO" Telefone: 75-98845-4011 | 75-99227-3793 ou se preferir E-mail: pauloafonsotem@hotmail.com!
PREVISÃO DO TEMPO

RECENTES POSTS

Todos os direitos reservados - Desenvolvimento: Ewerton Miranda