Cadeirantes de Paulo Afonso recebem apoio do governo municipal para a prática de esportes e atividades físicas

  Quarta, 13 de fevereiro de 2019
  ASCOM/PMPA    |      
Cadeirantes de Paulo Afonso recebem apoio do governo municipal para a prática de esportes e atividades físicas

    Ter o esporte como ferramenta de inclusão de pessoas com deficiência é um dos objetivos da Prefeitura de Paulo Afonso. Na prática, a gestão fornece suporte ao time de basquete Carcará sobre Rodas, formado por cadeirantes.

    O apoio da gestão é ressaltado pelo presidente do Conselho Municipal da Pessoa com Deficiência (Compede), Lúcio Flávio, que enfatiza o trabalho desenvolvido para este grupo, por meio das Secretarias de Cultura e Esporte e de Educação. Ele ressalta que o Centro de Esportes Unificados (CEU), localizado no Bairro Tancredo Neves, é cedido para o treino da equipe, assim como o ajuda no transporte da equipe para a disputa em campeonatos.

    “O projeto do time de basquete para cadeirantes é uma parceria do Compede com a Superintendência dos Desportos do Estado da Bahia (Sudesb) e a Associação da Pessoa com Deficiência de Paulo Afonso (APDEPA), entidade com sede no bairro Santa Inez. O futuro time já está treinando na quadra da Praça CEU, disponibilizada pela Prefeitura”, diz. Ele explica que as dez cadeiras adaptadas para o basquete foram doadas pela Sudesb à APDEPA.

    Flávio falou também sobre outras atividades que recebem apoio da gestão municipal, como adequação das escolas da rede para atender à demanda de alunos com deficiência. “Outro projeto que está sendo implantado, em parceria com a Secretaria de Educação, através da Coordenação de Educação Física, é a introdução da educação física adaptada nas escolas municipais. Hoje, a rede municipal conta com um grande número de crianças com deficiência. E para atender a essa demanda, as escolas passaram por processos de adaptação, como construção de rampas de acesso, banheiros, preparação de professores, contratação de cuidadores, e tudo isso foi feito para garantir a essas crianças o direito constitucional de frequentar a escola”, complementou.

    O presidente esclarece que dados recentes do IBGE apontam 32 mil pessoas com algum tipo de deficiência residindo no município, o que representa aproximadamente 20% da população. Ele enfatiza que está buscando apoio de empresas privadas para manter a equipe e desenvolver outras modalidades. “Além do time de basquete, nós temos o projeto da Bocha adaptada para pessoas com paralisia cerebral e distrofias musculares. Em parceria com a Uneb, nós temos o Projeto Girassol, para crianças autistas e com outras deficiências. Atualmente, o projeto desenvolve natação e já prepara outras atividades”, conclui Lúcio Flávio.

Nossos parceiros
Nossos parceiros
Nossos parceiros
Nossos parceiros
SOBRE O SITE PAULO AFONSO | TEM

O site pauloafonsotem é formado por uma ótima equipe de colaboradores que fazem o site andar, deixando o mesmo sempre atualizado com notícias de qualidade para orgulhar cada vez mais todos os nossos internautas! Desde 2010 trazendo conteúdo e informação para você.
QUER ANUNCIAR?

Entre em contato, e faça a sua divulgação conosco! "QUEM NÃO É VISTO NÃO É LEMBRADO" Telefone: 75-98845-4011 | 75-99227-3793 ou se preferir E-mail: pauloafonsotem@hotmail.com!
PREVISÃO DO TEMPO

RECENTES POSTS

Todos os direitos reservados - Desenvolvimento: Ewerton Miranda