Associação Carranca Boat promoverá em dezembro o 1° Festival de Remo com sobreviventes de Câncer de mama do Nordeste.

  Sexta, 03 de agosto de 2018
  Site PauloAfonsoTem    |      

    O remo é um dos esportes mais completos do mundo. Além de queimar muitas calorias, melhorar a postura, aliviar o estresse e aumenta a massa muscular, melhora a resistência física, flexibilidade e coordenação motora, oferecendo baixo risco de lesões.

    Paulo Afonso conta com a Associação Carranca Boat, a maior e mais organizada associação de remada de todo Brasil.

    O barco usado para o remo comporta 22 pessoas, sendo 20 remadores, 10 de cada lado, 1 comandante que fica à frente e 1 timoneiro que fica atrás, de onde dirige o barco.

    Além do lado esportivo e da questão social, foi descoberto que a remada é o melhor exercício para as mulheres que já enfrentaram o câncer de mama.

    A prática do remo pode ser uma poderosa aliada para o resgate da qualidade de vida dessas mulheres e ainda diminuir a probabilidade de reincidência da doença.

    Com a prática do remo, a reincidência da doença é minimizada em virtude do aumento da resistência física de um modo em geral, mas principalmente dos braços, o que influencia na melhora do sistema imunológico para trabalhar no combate ao desenvolvimento de doenças.

    Os inchaços nos braços, comum nas mulheres que passaram pela mastectomia, também são reduzidos em virtude do trabalho feito com os membros superiores – a musculatura peitoral e dorsal.

    Benilton, presidente da Associação Carranca Boat, diz que é uma honra fazer parte de uma associação que pode atuar seja na prevenção ou reabilitação das mulheres que enfrentaram o câncer de mama. Ele explica que o processo até que elas pratiquem o remo depende da autorização do médico responsável, onde ao iniciar a atividade são feitos exercícios leves, com intuito de exercitar o ombro. Além da reabilitação física, ressalta também a importância de trabalhar o psicológico e auto estima destas mulheres.

    Por conta de tantos benefícios, surgiu uma associação mundial que através da remada se preocupa em reabilitar diversas mulheres espalhadas pelo mundo que enfrentaram o câncer.

    Cesare, criador do Carranca Boat foi convidado por essa associação à realizar em Paulo Afonso o 1° festival de remo do Nordeste do Brasil, que será realizada em dezembro deste ano. O encontro receberá equipes de outros estados e também de outros países. A preocupação com a reabilitação das mulheres mastectomizadas através do remo que a Associação Carranca Boat e demais apoiadores e colaboradores possuem está sendo reconhecida a nível internacional. O bonito de ver é como essa preocupação se estende também aos demais praticantes do remo.

    O festival quando estiver sendo realizado receberá diversas equipes, mas não é restrito às mulheres que foram mastectomizadas, as demais equipes também poderão participar.

    Associação Carranca Boat e as equipes de remo  abraçam essa causa e querem ajudar a propagar a campanha de luta e prevenção contra o câncer de mama em Paulo Afonso, na Bahia e em todo nordeste. Cesare junto ao Carranca Boat e Ivecam estão trabalhando com muito empenho para proporcionar a todas as sobreviventes um lindo evento.

    As sobreviventes do câncer de mama possuem vários motivos para remar, como: Prevenir o linfedema, para conscientizar sobre a prevenção e detecção precoce do câncer de mama e para demonstrar que existe uma vida saudável depois do câncer.

    Se algumas sobreviventes por algum motivo sentirem vergonha de participar do festival, por acharem que estariam assumindo a condição de mastectomizadas, apesar de não ser preciso essa vergonha, pois há vida após o câncer e essa vida pode ser saudável, no evento haverá também outros participantes. Às que possuem algum tipo de medo, não se preocupem, o Carranca Boat possui todos os equipamentos de segurança necessários.

    A Associação Atitude Carranca Boat existe na cidade de Paulo Afonso há 5 anos, período de muitas lutas e conquistas.

    No início, começou como um projeto realizado na Marina com crianças da periferia, onde elas 1 vez por semana eram reunidas para aprender e dar continuidade a remada. Após um período, passou a ser realizado na Chácara Regina, logo depois o projeto mudou para a prainha Airton Senna localizada no bairro Centenário, onde permanece até hoje.

    O projeto também recebeu alunos de diversas escolas da cidade, mostrando aos alunos quão importante e prazeroso é a prática desse esporte.

    A associação é aberta para visitas para que a sociedade possa ter contato com essa prática esportiva, e, aos que gostarem de praticar podem se associar, onde terão acesso a todos os equipamentos e treinadores capacitados. Os interessados podem comparecer nos dias de treinamento e procurar algum dos responsáveis, onde receberão todas as orientações necessárias.

    O Carranca Boat conta com várias equipes, o horário para treinos é dividido de acordo com a necessidade de cada um, inclusive, alguns dos treinos são realizados a noite.

    A associação agradece ao quiosque Aloha por todo apoio dado, como local cedido para guardar os equipamentos.

     

Nossos parceiros
Nossos parceiros
Nossos parceiros
Nossos parceiros
Nossos parceiros
SOBRE O SITE PAULO AFONSO | TEM

O site pauloafonsotem é formado por uma ótima equipe de colaboradores que fazem o site andar, deixando o mesmo sempre atualizado com notícias de qualidade para orgulhar cada vez mais todos os nossos internautas! Desde 2010 trazendo conteúdo e informação para você.
QUER ANUNCIAR?

Entre em contato, e faça a sua divulgação conosco! "QUEM NÃO É VISTO NÃO É LEMBRADO" Telefone: 75-98845-4011 | 75-99227-3793 ou se preferir E-mail: pauloafonsotem@hotmail.com!
PREVISÃO DO TEMPO

RECENTES POSTS

Todos os direitos reservados - Desenvolvimento: Ewerton Miranda