Alunos do colégio Montessori se destacam com notas acima de 800 na redação do Enem 2018

  Quarta, 30 de janeiro de 2019
  ASCOM / Montessori    |      
Alunos do colégio Montessori se destacam com notas acima de 800 na redação do Enem 2018

    Quando se fala no Exame Nacional do Ensino Médio (Enem), uma das maiores preocupações dos jovens é a redação. Afinal, o que diferencia muitos candidatos é justamente a nota na produção textual. Além disso, pode ser observada uma preocupante dificuldade de inúmeros adolescentes no que se refere aos pressupostos necessários para se escrever bem, destacando-se a leitura crítica e a prática da escrita. Para elucidar esse óbice, podemos destacar a última edição do exame, na qual mais de 4 milhões de redações foram corrigidas, porém pouco mais de 81 mil ficaram acima de 900 e apenas 55 atingiram a nota máxima.

    No Enem 2018, 21 alunos do Colégio Montessori obtiveram notas acima dos 800 pontos na redação, além dos outros 9 que ficaram acima dos 900. Aqui, destacamos cinco excepcionais notas: duas 960 e três 940. Os excelentes resultados são frutos de um trabalho sério, diversificado e atencioso de toda a equipe. Isso se comprova, além dos próprios resultados, através dos agradecimentos e do reconhecimento das famílias e, claro, dos alunos.

    Com o fito de ilustrar a qualidade do trabalho realizado, analisemos a forma como as alunas Bianca Cristina (920) e Letícia Souza (940) produziram suas respectivas redações:

    “Meu texto apresentou quatro parágrafos. Para mostrar a unidade textual e a conexão entre os argumentos, utilizei conectivos de adição e conclusão. Quanto ao repertório sociocultural, recorri a conhecimentos do cotidiano, junto a elementos de leituras da Revista Atualiza (ferramenta do material do Colégio). Além disso, falei acerca da Terceira Revolução Industrial na introdução, embasando minha exposição. Ademais, sustentei meus argumentos citando o filósofo Arthur Schopenhauer, o sociólogo Zygmunt Bauman e os pensadores da Escola de Frankfurt. Por fim, a conclusão possuiu uma intervenção para cada ponto problematizado na dissertação, enfatizando o que seria feito, os agentes da ação, como seria feito, com qual objetivo e detalhamentos.” (Bianca Cristina)

    “Meu texto foi definido através da análise do tema, que tinha como chaves a manipulação e o controle de dados. Pensando nisso, escolhi falar sobre a influência nas opiniões políticas e sociais, além do consumismo que possui relação direta com a rede cibernética e os dados oferecidos ao usuário. Para dar base à argumentação, usei recortes históricos e literários, a exemplo da criação da internet e do Modernismo. Ademais, fiz uma citação do físico alemão Albert Einstein. Para finalizar, na minha proposta de intervenção, busquei responder ao que deveria ser feito, como deveria ser realizado e por quem. Para isso, utilizei a estratégia de citar órgãos do Governo, como o MEC e a Câmara Legislativa.” (Letícia Souza)

    Depois dessas falas, fica claro que uma preparação diferenciada é indubitável para alcançar grandes propósitos. Nesse sentido, faz-se necessário que aqueles que estão em processo de preparação para o Enem 2019 mantenham-se sempre atualizados, a fim de obter o máximo de conhecimento possível e de, consequentemente, alcançar os objetivos traçados para o futuro.

    Ainda na perspectiva da preparação, seguem abaixo algumas dicas da águia Brenda Souza, que obteve 960 pontos na redação do Enem 2018:

    “Estudar assuntos que podem ser abordados em diversos temas é uma ótima estratégia para não ser pego de surpresa. Por exemplo, ter em mente distintas citações que podem ser encaixadas em qualquer tema cobrado e fazer referências históricas para, assim, poder ter um bom embasamento teórico. Além disso, para ajudar na proposta de intervenção, é importante saber as funções dos ministérios e o papel dos profissionais das mais variadas áreas.”

    Para finalizar, podemos afirmar que, apesar de incontáveis jovens ainda terem receio quanto à redação do Enem, um ótimo resultado pode ser alcançado quando há empenho, foco e renúncia por parte do educando, além de uma excelente estrutura educacional da instituição de ensino.

    Deniel Martins Batista. Graduado em Letras pela Faculdade Sete de Setembro – FASETE; pós-graduando em Metodologia do Ensino de Língua Portuguesa e Literatura, e Docência no Ensino Superior pela UNIASSELVI. Professor de Gramática e Redação do Colégio Montessori.

     

     

Nossos parceiros
Nossos parceiros
Nossos parceiros
Nossos parceiros
SOBRE O SITE PAULO AFONSO | TEM

O site pauloafonsotem é formado por uma ótima equipe de colaboradores que fazem o site andar, deixando o mesmo sempre atualizado com notícias de qualidade para orgulhar cada vez mais todos os nossos internautas! Desde 2010 trazendo conteúdo e informação para você.
QUER ANUNCIAR?

Entre em contato, e faça a sua divulgação conosco! "QUEM NÃO É VISTO NÃO É LEMBRADO" Telefone: 75-98845-4011 | 75-99227-3793 ou se preferir E-mail: pauloafonsotem@hotmail.com!
PREVISÃO DO TEMPO

RECENTES POSTS

Todos os direitos reservados - Desenvolvimento: Ewerton Miranda