Projeto baseado na Lei Maria da Penha íntegra a Polícia Civil, poder Judiciário e universidade
O Projeto Ressignificar – Grupo Reflexivo com Autores de Violência Doméstica é uma iniciativa que promove a conscientização e a reeducação de indivíduos envolvidos em casos de violência doméstica, finalizou seu 2º Ciclo no último dia 12 de novembro. A ação é uma parceria da Polícia Civil da Bahia, por meio da Delegacia Especializada de Atendimento à Mulher (Deam) de Paulo Afonso, com o Centro Universitário do Rio São Francisco (Unirios).
Lançado em março de 2020, o projeto busca a prevenção da violência doméstica e familiar, e a Polícia Civil atua na responsabilização e transformação de comportamentos de autores de violência. O projeto é executado pela Deam em conjunto com professoras e alunos do curso de Psicologia da Unirios.
Baseado na Lei Maria da Penha, a ação propõe a participação de homens e mulheres em grupos reflexivos terapêuticos. Os participantes são encaminhados pelo Poder Judiciário, Ministério Público e Defensoria Pública. A Polícia Civil busca promover a conscientização sobre atitudes violentas e a mudança comportamental, trabalhando a ressignificação de conceitos socioculturais.
O ciclo, iniciado em setembro de 2025, foi realizado no auditório da Deam. Participaram 35 indivíduos, todos com encaminhamento judicial. Ao longo das 10 reuniões, foram abordados temas como leis, direitos, saúde, relações familiares e cidadania. O trabalho buscou a desconstrução de padrões violentos e o fortalecimento de valores de respeito e igualdade.
Ao final, os participantes receberam certificados e declarações. Estes documentos serão anexados aos respectivos processos criminais, reforçando o aspecto educativo e restaurativo da medida.
Andrei Sansil / Ascom PCBA