10 Dicas de como ser mais organizado no trabalho

  Quinta, 21 de novembro de 2019

    1 – Planeje sua semana

    É bem mais simples manter a rotina organizada e as coisas em ordem quando se chega ao escritório na segunda-feira com a semana já planejada. De preferência, e se possível, liste já na sexta-feira anterior as tarefas da próxima semana.

    2 – Use a tecnologia ao seu favor

    Existem milhares de aplicativos para celular que auxiliam na organização das tarefas e prazos do trabalho. Entre tantas opções, escolha a que melhor atenda às suas necessidades.Geralmente eles funcionam no modelo de lista com a opção de marcar as tarefas que foram feitas. Isso é bom porque você se sentirá motivado ao ver seu progresso!

    3 – Tenha uma agenda

    Não são todas as pessoas que funcionam bem com os aplicativos de produtividade para celular. Aí é que entra a boa e velha agenda. Anote todas as demandas da semana no início dela, escreva o que entregar na data da entrega. Assim, você terá uma visão ampla da sua semana ao passar pelas páginas.

    Muitas agendas já são feitas e vendidas no modelo de planner, justamente para auxiliar com a organização de tarefas do trabalho. Algumas possuem as marcações específicas e personalizáveis das atividades e têm as páginas iniciais da semana, a famosa “to-do list” (lista do que fazer), com caixinhas de checagem para marcar o que foi feito, conforme foi feito.

    É muito importante lembrar de não esquecer de checar a agenda todos os dias!

    4 – Tenha foco

    A maior inimiga da organização é a distração. E é fato que é cada vez mais fácil nos distrairmos com qualquer coisinha que aconteça ao nosso redor. Pode ser a conversa do colega ao lado, algum ruído perturbador, nossos próprios pensamentos e, principalmente, o celular e as redes sociais.

    Não é para entrar em total abstinência destes itens ao longo da jornada de trabalho, mas tente se afastar destes vilões sutis mantendo-os desligados e desconectados pelo maior tempo possível.Existem aplicativos para celular que ajudam a ter foco e não usar o aparelho pelo período que você estabelecer. É uma boa pedida para quem precisa de rédeas mais firmes para conseguir ser mais organizado no trabalho.

    Anote seus compromissos e tenha lembretes sempre a vista. (Foto: Divulgação).

    5 – Organize o espaço físico

    É fato. É muito mais difícil manter o foco e ser organizado no trabalho se o nosso local de trabalho não é organizado fisicamente. A bagunça ao redor ajuda a desconcentrar com mais facilidade.

    Organize sua mesa. Jogue fora os papeis que não for mais utilizar, arrume os lápis e canetas, empilhe livros e cadernos e mantenha a maior área livre possível. Você precisa estar confortável e relaxado para trabalhar e ser produtivo.

    6 – Estabeleça prioridades

    Fazer as tarefas sem uma ordem de relevância e urgência pode fazer com que você tenha que interrompê-las para iniciar uma outra. Então, organize sua lista de afazeres a começar pelas demandas mais importantes. Ocupe os primeiros horários com o que é mais urgente, as coisas mais simples e com prazos mais longos podem ser feitas com mais tranquilidade.

    7 – Uma coisa de cada vez!

    Na pressa do dia-a-dia, mesmo que você tenha estabelecido as prioridades, pode ser que tente realizar mais de uma tarefa ao mesmo tempo. Má ideia. Dividir-se entre dois trabalhos será desgastante, cansativo e você não conseguirá dedicar a atenção necessária para nenhum dos dois.

    Comece uma nova tarefa somente depois que houver concluído a anterior.

    8 – Pare um pouco

    Não adianta tentar virar uma máquina, fazendo isso, você se desgasta demais nas primeiras tarefas e fica sem energia para as próximas. Faça pequenas pausas ao longo do dia, no intervalo entre afazeres, para espairecer e refrigerar a mente.

    Levante da cadeira, dê uma volta pelo escritório, converse com alguém, beba água, coma alguma coisa, leia o capítulo de um livro, navegue um pouquinho nas redes sociais. Esses pequenos intervalos ajudam a relaxar e ser mais produtivo.

    9 – Mantenha uma rotina

    Estabeleça uma ordem para suas atividades diárias que não sejam especificamente trabalho, mas ligadas a ele. Por exemplo, estabeleça que ao chegar no escritório você, primeiro, encherá sua garrafa de água, conferirá e atualizará sua lista de tarefas, verificará seus e-mails e os responderá e, aí, então, começará a trabalhar.

    Começando a rotina diária com esses afazeres menos específicos e mais leves manterá seu cérebro em atividade e te “despertará” para cumprir com suas demandas.

    10 – Não se cobre tanto

    Está tudo bem não conseguir se organizar perfeitamente, algumas vezes. Às vezes, ficamos tão preocupados em ter uma agenda perfeita e uma rotina impecável, que isso acaba se tornando, para nós, mais importante do que de fato ser mais organizado no trabalho e fazer nossas tarefas com excelência.

    Caso você não consiga manter uma rotina verdadeiramente organizada nas primeiras semanas, ou, depois de algum tempo mantendo as coisas em ordem, perca o prumo e se atrapalhe um pouco, não tem problema! Mantenha a calma, isso não é o fim do mundo, afinal, existe a próxima semana para tentar de novo!

    O que importa é usar, em algum momento dos mecanismos que listamos neste artigo para, ao menos, tentar levar uma rotina mais organizada no trabalho!

     

    Fonte: viacarreira

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