Filhos: Como lidar na adolescência

Filhos: Como lidar na adolescência

  Terça, 17 de setembro de 2019

    Quando o assunto é filhos, saber como lidar na adolescência é um desafio para muitos pais. O que fazer quando os filhos entram nessa fase onde já não são mais crianças, e ainda não chegaram na vida adulta?

    Eles querem mais privacidade no dia a dia (muitas vezes até demais). Questionam tudo, mesmo quando têm uma opinião igual à dos pais. Começam a querer tocar a vida sozinhos, mas sem realmente conhecer os obstáculos do mundo.

    Com toda a certeza esse período tira o sono de muitos pais. Mas essa fase não precisa ser conturbada e estressante para a família.

    Para te ajudar nesse momento tão delicado, reunimos algumas dicas de ouro para que você saiba como lidar na adolescência com seus filhos. Confira!!!

    Dicas para saber como lidar na adolescência: Manter o diálogo é fundamental

    Um dos principais erros que os pais cometem quando não sabem como lidar na adolescência é minar qualquer tipo de diálogo. Para mostrar quem está no comando, é comum que os pais não dialoguem com os filhos. Apenas a opinião deles deve prevalecer e ponto final.

    Abrir esse espaço para debate é fundamental para o amadurecimento do adolescente. Nessa fase, ele quer demonstrar a sua opinião, e do mesmo jeito que a acatar sempre é prejudicial, não a escutar também pode gerar efeitos negativos.

    Entenda que o seu filho está começando a aprender como a vida adulta funciona. Logo, você precisa dar espaço para que o diálogo aconteça.

    Por meio dele é que vocês poderão trocar ideias, expor opiniões e estabelecer acordos que sejam vantajosos para todos.

    Mostre empatia

    Outra dica sobre como lidar na adolescência é lembrar que você também já passou por essa fase. Ficar apenas julgando o seu filho por atitudes e crises desse período é se esquecer que você também já passou por isso.

    Nesse momento da vida, tudo parece ser o fim do mundo, quando na verdade não é. Às vezes uma simples desilusão amorosa já é suficiente para desencadear um mar de emoções no adolescente.

    Ao invés de apenas julgar, dizendo que ele está sendo dramático, se coloque no lugar dele. Isso não quer dizer ser condizente com todas as atitudes dele, inclusive as ruins, mas sim mostrar que você já passou por essa fase.

    Mais do que isso: cabe a você servir de exemplo, e dizer que essas coisas passam, que o fim do mundo não está no primeiro término de namoro, ou na mudança do melhor amigo para outra cidade.

    Tenha em mente que essa não é a sua vida

    Outra dica fundamental de como lidar na adolescência dos filhos é ter em mente que a vida deles não é sua. Você pode até dar orientações sobre os passos a serem dados, mas cabe a eles vivenciarem as próprias jornadas e vencer os próprios desafios.

    É comum que os pais tentem impor para os filhos aquilo que eles desejam para suas próprias vidas. Fazer a faculdade X, ter o emprego Y, investir no projeto Z. Esse é um erro que pode custar os laços entre pais e filhos.

    Quando os adolescentes se sentem pressionados a viver uma vida que os pais desejam para si, eles acabam se revoltando, ou até mesmo acatando a vontade dos pais, mas sem realmente almejarem aquilo.

    Consequentemente, eles estarão fadados a se tornarem adultos frustrados, que não seguiram a jornada que desejava, e que irão repetir os erros dos pais.

    Então, deixe que o seu filho trace seu próprio caminho, mas sem deixar de dar apoio a ele.

    Não entregue a educação do seu filho para terceiros

    A educação do seu filho depende de você. A escola tem o papel de torná-lo um cidadão, e educá-lo no sentido de obter os conhecimentos necessários para ter uma carreira.

    Mas, coisas como respeito ao próximo, não gerar violência, respeitar regras da sociedade e outras do gênero, é função dos pais ensinar. Delegar isso a terceiros é abrir mão de poder exigir essas coisas do seu filho.

    Sempre dê a educação dos seus filhos, e esteja presente no dia a dia de aprendizado. Dessa forma, mesmo quando ele chegar na fase da adolescência será mais fácil cobrá-lo e ajudá-lo.

    Não deixe o digital tomar conta de tudo

    Essa é uma das tarefas mais difíceis de como lidar na adolescência. A Era Digital trouxe com ela a quebra de barreiras. Hoje é possível ter acesso a qualquer pessoa, em qualquer parte do mundo.

    Ao mesmo tempo que esse avanço trouxe evolução para o nosso dia a dia, ele também trouxe uma série de novos desafios e perigos. É comum vermos jovens tão viciados no mundo digital que se esquecem da realidade.

    Pior do que isso: eles têm acesso à web, e tomam atitudes sem medir as consequências.

    Falam coisas sem pensar, compartilham momentos íntimos sem levar em conta que qualquer estranho pode ver, dão mais valor àquilo que eles representam virtualmente do que fisicamente.

    Cabe aos pais manter um limite e também orientar os jovens sobre esses perigos. Eles precisam entender que as atitudes cometidas em ambientes virtuais também podem ser punidas. Mais do que isso, eles precisam entender os perigos escondidos por trás das telas.

    Então, não deixe que o seu filho se enterre nas tecnologias como válvula de escape.

    Faça parte da vida do seu filho

    Muitos pais não sabem como lidar na adolescência pelo simples fato de não fazerem parte da vida do filho. Isso acontece, geralmente, porque as obrigações e responsabilidades que cabem a eles são delegadas para terceiros (professores, tios, avós, etc.).

    Consequentemente, quando os pais querem conversar com o filho, eles não são bem recebidos, afinal, eles nunca estiveram realmente presentes para saberem como lidar com ele.

    Logo, é fundamental que você participe do dia a dia do jovem. Mais do que isso, é preciso incentivar que vocês tenham momentos juntos que fortaleçam os laços familiares.

    Uma vez que você cria essa sintonia, o adolescente se sentirá à vontade para conversar com você sobre tudo. Os pais não têm apenas a função de criar, mas de acompanhar e mostrar apoio ao filho.

    Fique atento aos sinais

    Muitas vezes, o adolescente está a se rebelar porque algum aspecto da sua vida está conturbado. A escola pode estar sendo difícil demais; ele pode estar sendo incomodado por outros jovens; pode estar começando a sentir sensações que nunca sentiu antes.

    Quando você participa ativamente da vida do seu filho, perceber esses sinais é fácil. Ele vai começar a se isolar, a ficar irritado frequentemente, a querer mais privacidade do que o de costume.

    Nesse momento é necessário ter uma abordagem calma e sensível. Não chegue perguntando logo de cara se algo está errado, se aproxime dele e comece a falar sobre a vida, sobre como você era na adolescência. Basicamente, mostre empatia.

    Com esse tipo de atitude, o jovem irá perceber que tem com quem contar, e irá falar o que está acontecendo por si mesmo. Quando isso acontecer, você deve continuar a demonstrar apoio, e guiá-lo na busca por uma solução.

    Essas dicas sobre como lidar na adolescência farão toda a diferença no dia a dia com o jovem. Você verá que essas pequenas e singelas atitudes irão te aproximar dele, e estreitar laços entre vocês.

    Fonte: institutocrispoli

Nossos parceiros
Nossos parceiros
Nossos parceiros
Nossos parceiros
SOBRE O SITE PAULO AFONSO | TEM

O site pauloafonsotem é formado por uma ótima equipe de colaboradores que fazem o site andar, deixando o mesmo sempre atualizado com notícias de qualidade para orgulhar cada vez mais todos os nossos internautas! Desde 2010 trazendo conteúdo e informação para você.
QUER ANUNCIAR?

Entre em contato, e faça a sua divulgação conosco! "QUEM NÃO É VISTO NÃO É LEMBRADO" Telefone: 75-98845-4011 | 75-99227-3793 ou se preferir E-mail: pauloafonsotem@hotmail.com!
PREVISÃO DO TEMPO

RECENTES POSTS

Todos os direitos reservados - Desenvolvimento: Ewerton Miranda