9 dicas simples de comunicação no ambiente de trabalho

  Quinta, 13 de dezembro de 2018

    Comunicação no ambiente de trabalho: a mais importante das competências. 

    O profissional pode ser um gênio em sua área, extremamente competente e preparado, cheio de ideias e capaz de executar as mais complexas tarefas ou projetos.

    Mas se não souber se comunicar, tanto entender o que é pedido como transmitir tudo o que sabe, planeja ou fez, de nada adiantarão seus esforços, habilidades e competências.

    inabilidade de comunicação no ambiente de trabalho fará com que este profissional não seja reconhecido e, mais que isso, não conseguirá desempenhar corretamente suas atividades, tornando-se improdutivo.

    No caso do líder, a comunicação no ambiente de trabalho se torna ainda mais importante. É impossível liderar sem se comunicar no ambiente corporativo da forma correta.

    E chega a ser irônico, nos dias de hoje, com tantas ferramentas de comunicação e tecnologias de compartilhamento da informação, que as pessoas tenham dificuldade de se comunicarem no ambiente de trabalho.

    sso acontece exatamente pelo vício em usar essas facilidades digitais como “muletas” que muitas vezes são usadas para postergar respostas e evitar o contato pessoal.

    Para ajudar você a entender melhor a comunicação no ambiente de trabalho e como empregá-la de forma efetiva em seu dia a dia, fizemos um pequeno resumo das principais ferramentas que você pode usar para se comunicar no local de trabalho da melhor maneira e algumas dicas práticas para agilizar esse processo tão importante.

    A comunicação das equipes de vendas é muito importante, mas existem outras maneiras de alavancar suas vendas. Confira nosso e-book Guia: Como ser mais produtivo e eficiente em vendas e veja como aproveitar o relacionamento com seus clientes para vender mais e melhor.

    Endomarketing: Comunicação no ambiente de trabalho

    Da mesma forma que usamos o marketing para nos comunicarmos com o mercado, anunciar produtos e construir a marca de nossa empresa, o endomarketing, também chamado de marketing interno.

    Ele compreende uma série de ferramentas que visam manter todos os colaboradores a par do que está ocorrendo na empresa, sua missão, visão e valores, planos estratégicos, ações táticas e procedimentos operacionais.

    A comunicação no ambiente de trabalho também é usada em treinamentos, palestras, convenções de vendas, cerimônias comemorativas, campanhas de incentivo e eventos corporativos, como inaugurações e festas de final de ano, por exemplo.

    Principais canais de comunicação do endomarketing

    Jornal Corporativo: publicação impressa e periódica que é distribuída a todos os colaboradores e às vezes até a familiares, fornecedores e outros Stakeholder com o objetivo de manter todos informados sobre fatos e dados relevantes sobre a organização.

    Revista Corporativa: semelhante ao jornal impresso, porém produzida em formato de revista, com materiais mais nobres e capa diferenciada.

    Boletim Impresso: semelhante a um pequeno jornal, sem periocidade definida.

    Jornal, Revista ou Boletins Virtuais: com o mesmo conteúdo dos materiais impressos, só que enviados por e-mail.

    Newsletter: o mais tradicional dos informativos via email, desempenhando funções similares às dos materiais acima.

    Jornal Mural: espaço reservado, geralmente em locais de grande circulação na empresa, onde são afixados e expostos cartazes, outros materiais impressos e mesmo edições dos jornais das empresas para conhecimento geral.

    Faixas e cartazes: muito usados em campanhas motivacionais, de incentivo de vendas e para divulgação de eventos internos.

    Site da empresa: por estar aberto ao público, em geral também acaba sendo usado de alguma forma para a empresa se comunicar no ambiente corporativo.

    Intranet: usa a internet de forma mais reservada, com acesso restrito por login e senha, garantindo a segurança e a privacidade da comunicação no ambiente corporativo.

    Mídias Sociais: um canal muito importante de comunicação com os clientes da empresa, podem ser usadas de forma cautelosa para se comunicar com os colaboradores, sem misturar excessivamente as mensagens para diferentes receptores.

    Uma maneira de gerenciar isso é usar grupos fechados, principalmente para forças de vendas, aproveitando-se da agilidade e da espontaneidade desses canais de comunicação no local de trabalho.

    Sistemas e softwares de informação e gestão: essas são as mais efetivas ferramentas para a disseminação da informação, pois permitem atualizações em tempo real, definição de acessos por hierarquia, filtros, pesquisas, gráficos, avisos, alertas e muitas outras funcionalidades que tornam a informação muito ágil, podendo ser tratada de forma estratégica e que traz mais resultados.

    A escolha do canal correto sempre traz ganhos à cominicação local de trabalho.

    A escolha do canal correto sempre traz ganhos à comunicação no local de trabalho.

    Eventos, pronunciamento e discursos: Falar pessoalmente sempre é uma maneira muito eficaz de passar mensagens. É por isso que a comunicação no local de trabalho não pode prescindir de discursos de líderes, cerimônias de inauguração ou lançamento de produtos, festas de final de ano ou entrega de premiações.

    Além de motivar muito as equipes, essas ocasiões podem ser usadas pela assessoria de imprensa para repercutir na mídia, favorecendo o branding da empresa. Grandes líderes da atualidade, como Bill Gates, Steve Jobs e até Barack Obama são mestres neste tipo de comunicação.

    9 Dicas de comunicação no ambiente de trabalho

    Falamos muito da comunicação no ambiente corporativo como um todo. Vamos falar agora de algumas dicas para você melhorar a comunicaçãocom seus colegas, gestores, superiores ou equipe.

    Como se comunicar no local de trabalho:

    1. Lembre-se: não é o que você diz que importa, mas o que o outro “ouve”
      Isto é, o que ele entende. Tende buscar um feedback sobre o que o outro entendeu, com uma pergunta de fechamento que resuma sua mensagem.
    2. Escolha o canal correto
      Será que um e-mail é a melhor maneira de discutir determinado assunto? Já pensou em usar menos o e-mail e, às vezes, falar pessoalmente com as pessoas? Se achar necessário “documentar” o que foi acordado, envie um e-mail começando com estas palavras: “Conforme nossa conversa de hoje, decidimos que…”.
    3. Uma imagem vale mais que mil palavras
      Muitas pessoas confiam excessivamente no poder de persuasão de seu discurso. Sempre que tiver que fazer uma apresentação para um grupo, use um editor do tipo Power Point e não se restrinja a textos, use imagens que ilustrem suas boas ideias.
    4. Não fale desnecessariamente
      Muitas pessoas acham que tem que se destacar em reuniões falando algo, qualquer coisa que seja, e acabam pagando aquele mico…  Se o quer for dizer não vai acrescentar nada, fique calado. Só as boas ideias destacam realmente as pessoas.
    5. Não se cale desnecessariamente
      Da mesma forma, se acha que vai acrescentar algo relevante à discussão, exponha suas ideias com clareza e assertividade.
    6. Para cada perfil, um tipo de discurso
      Conforme for conhecendo melhor os membros de sua equipe, colegas e superior, perceba que tipo de discurso os convence melhor. Existem pessoas que precisam ver imagens, outras necessitam de dados comprovados e gráficos, há aqueles que se encantam e emocionam. Ajuste suas mensagens: fale “aquilo” que os outros querem ouvir.
    7. Nunca interrompa quem está falando
      Ouça atentamente e aproveite para entender melhor as opiniões do outro. Se não concorda com o que ele fala, espere terminar e inicie sua resposta de maneira quase neutra, algo como: “Compreendo seu ponto de vista, mas acredito que neste caso….”. Não parta para o confronto direto, seja diplomático.
    8. Pratique a escuta ativa
      Observe atentamente o que o outro fala, seus gestos, expressões faciais e entrelinhas. Muitas vezes ouvimos, mas não compreendemos claramente a mensagem.
    9. Evite reuniões intermináveis
      Quem organiza a reunião deve definir claramente o tema, quem vai participar e, principalmente, quando começa e termina. Geralmente reuniões com mais de uma hora não levam a nada!
    Descubra a maneira adequada de falar para que o outro possa ouvir. Aumentar o volume não é a solução.
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