O profissional pode ser um gênio em sua área, extremamente competente e preparado, cheio de ideias e capaz de executar as mais complexas tarefas ou projetos.
Mas se não souber se comunicar, tanto entender o que é pedido como transmitir tudo o que sabe, planeja ou fez, de nada adiantarão seus esforços, habilidades e competências.
A inabilidade de comunicação no ambiente de trabalho fará com que este profissional não seja reconhecido e, mais que isso, não conseguirá desempenhar corretamente suas atividades, tornando-se improdutivo.
No caso do líder, a comunicação no ambiente de trabalho se torna ainda mais importante. É impossível liderar sem se comunicar no ambiente corporativo da forma correta.
E chega a ser irônico, nos dias de hoje, com tantas ferramentas de comunicação e tecnologias de compartilhamento da informação, que as pessoas tenham dificuldade de se comunicarem no ambiente de trabalho.
sso acontece exatamente pelo vício em usar essas facilidades digitais como “muletas” que muitas vezes são usadas para postergar respostas e evitar o contato pessoal.
Para ajudar você a entender melhor a comunicação no ambiente de trabalho e como empregá-la de forma efetiva em seu dia a dia, fizemos um pequeno resumo das principais ferramentas que você pode usar para se comunicar no local de trabalho da melhor maneira e algumas dicas práticas para agilizar esse processo tão importante.
A comunicação das equipes de vendas é muito importante, mas existem outras maneiras de alavancar suas vendas. Confira nosso e-book Guia: Como ser mais produtivo e eficiente em vendas e veja como aproveitar o relacionamento com seus clientes para vender mais e melhor.
Da mesma forma que usamos o marketing para nos comunicarmos com o mercado, anunciar produtos e construir a marca de nossa empresa, o endomarketing, também chamado de marketing interno.
Ele compreende uma série de ferramentas que visam manter todos os colaboradores a par do que está ocorrendo na empresa, sua missão, visão e valores, planos estratégicos, ações táticas e procedimentos operacionais.
A comunicação no ambiente de trabalho também é usada em treinamentos, palestras, convenções de vendas, cerimônias comemorativas, campanhas de incentivo e eventos corporativos, como inaugurações e festas de final de ano, por exemplo.
Jornal Corporativo: publicação impressa e periódica que é distribuída a todos os colaboradores e às vezes até a familiares, fornecedores e outros Stakeholder com o objetivo de manter todos informados sobre fatos e dados relevantes sobre a organização.
Revista Corporativa: semelhante ao jornal impresso, porém produzida em formato de revista, com materiais mais nobres e capa diferenciada.
Boletim Impresso: semelhante a um pequeno jornal, sem periocidade definida.
Jornal, Revista ou Boletins Virtuais: com o mesmo conteúdo dos materiais impressos, só que enviados por e-mail.
Newsletter: o mais tradicional dos informativos via email, desempenhando funções similares às dos materiais acima.
Jornal Mural: espaço reservado, geralmente em locais de grande circulação na empresa, onde são afixados e expostos cartazes, outros materiais impressos e mesmo edições dos jornais das empresas para conhecimento geral.
Faixas e cartazes: muito usados em campanhas motivacionais, de incentivo de vendas e para divulgação de eventos internos.
Site da empresa: por estar aberto ao público, em geral também acaba sendo usado de alguma forma para a empresa se comunicar no ambiente corporativo.
Intranet: usa a internet de forma mais reservada, com acesso restrito por login e senha, garantindo a segurança e a privacidade da comunicação no ambiente corporativo.
Mídias Sociais: um canal muito importante de comunicação com os clientes da empresa, podem ser usadas de forma cautelosa para se comunicar com os colaboradores, sem misturar excessivamente as mensagens para diferentes receptores.
Uma maneira de gerenciar isso é usar grupos fechados, principalmente para forças de vendas, aproveitando-se da agilidade e da espontaneidade desses canais de comunicação no local de trabalho.
Sistemas e softwares de informação e gestão: essas são as mais efetivas ferramentas para a disseminação da informação, pois permitem atualizações em tempo real, definição de acessos por hierarquia, filtros, pesquisas, gráficos, avisos, alertas e muitas outras funcionalidades que tornam a informação muito ágil, podendo ser tratada de forma estratégica e que traz mais resultados.
Eventos, pronunciamento e discursos: Falar pessoalmente sempre é uma maneira muito eficaz de passar mensagens. É por isso que a comunicação no local de trabalho não pode prescindir de discursos de líderes, cerimônias de inauguração ou lançamento de produtos, festas de final de ano ou entrega de premiações.
Além de motivar muito as equipes, essas ocasiões podem ser usadas pela assessoria de imprensa para repercutir na mídia, favorecendo o branding da empresa. Grandes líderes da atualidade, como Bill Gates, Steve Jobs e até Barack Obama são mestres neste tipo de comunicação.
Falamos muito da comunicação no ambiente corporativo como um todo. Vamos falar agora de algumas dicas para você melhorar a comunicaçãocom seus colegas, gestores, superiores ou equipe.