Mais da metade dos deputados federais é a favor de criminalizar a homofobia

  Quarta, 28 de novembro de 2018
  G1    |      
Mais da metade dos deputados federais é a favor de criminalizar a homofobia

    Levantamento exclusivo mostra que 22% são contra; 6% preferiram não se posicionar sobre a questão. Outros 20% não responderam ao questionário proposto pelo G1.

    Mais da metade dos deputados federais eleitos que tomam posse em 2019 diz ser a favor da criminalização da homofobia, mostra um levantamento realizado pelo G1:

     

    • Favoráveis a tornar a homofobia crime: 269 (52%)
    • Contrários a tornar a homofobia crime: 111 (22%)
    • Não quiseram responder a essa pergunta: 32 dos 412 que responderam ao questionário

     

     
     — Foto: Alexandre Mauro/G1

     

     

    Crime por orientação sexual

    Um dos projetos que criminalizam a homofobia foi proposto pela então deputada Iara Bernardi (PT-SP). O projeto chegou a ser aprovado na Câmara dos Deputados em novembro de 2006, mas foi arquivado no Senado em dezembro de 2014, ao fim da legislatura. No Senado, a proposição recebeu o nome de PLC 122 de 2006.

    Há outros projetos no Congresso que também propõem tornar a homofobia crime. Um deles é o PL 2138 de 2015, que altera a lei para punir a discriminação ou preconceito quanto à identidade de gênero ou à orientação sexual. Outro é o PL 1959 de 2011, que tipifica crimes de discriminação "em razão da opção sexual, aparência, origem e classe social". Ambos os projetos foram apensados a outras proposiçãos que tramitam na Câmara.

     

    Comparação entre levantamentos

    Em 2014, a mesma pergunta foi feita aos deputados recém-eleitos. O resultado não foi muito diferente. Naquele ano, 51% se mostraram favoráveis à criminalização da homofobia.

    O percentual dos que eram contra era um pouco maior: 26%.

    Metodologia

     

    Entre os dias 5 e 23 deste mês, o G1 aplicou aos deputados um questionário sobre 18 temas que deverão constar da pauta de debates legislativos.

    Todos os 513 deputados foram contatados – 412 (80%) responderam e 101 (20%) não responderam ou prometeram enviar as respostas, mas não o fizeram.

    Parte dos deputados respondeu pessoalmente ou por telefone e outra parte por e-mail, aplicativos de mensagens ou por intermédio das assessorias. Todos foram informados de que a divulgação das respostas não será feita de forma individualizada.

Nossos parceiros
Nossos parceiros
Nossos parceiros
Nossos parceiros
SOBRE O SITE PAULO AFONSO | TEM

O site pauloafonsotem é formado por uma ótima equipe de colaboradores que fazem o site andar, deixando o mesmo sempre atualizado com notícias de qualidade para orgulhar cada vez mais todos os nossos internautas! Desde 2010 trazendo conteúdo e informação para você.
QUER ANUNCIAR?

Entre em contato, e faça a sua divulgação conosco! "QUEM NÃO É VISTO NÃO É LEMBRADO" Telefone: 75-98845-4011 | 75-99227-3793 ou se preferir E-mail: pauloafonsotem@hotmail.com!
PREVISÃO DO TEMPO

RECENTES POSTS

Todos os direitos reservados - Desenvolvimento: Ewerton Miranda