Ministério da Saúde prorroga prazo de inscrição no programa Mais Médicos

  Sexta, 23 de novembro de 2018
  Jornal Nacional    |      
Ministério da Saúde prorroga prazo de inscrição no programa Mais Médicos

    Ministério da Saúde decidiu prorrogar até o dia 7 de dezembro o prazo para inscrição por causa dos ataques cibernéticos ao sistema.

    O Ministério da Saúde prorrogou para o dia 7 de dezembro o prazo de inscrição no programa Mais Médicos.

    A saída dos profissionais de Cuba se intensificou nesta quinta-feira (22). No Aeroporto Internacional de Brasília, foi montado um esquema especial para levar 430 médicos cubanos de volta para casa. Foram fretados dois aviões que vão seguir diretamente para Havana. O governo cubano é que está pagando os custos da volta. Os médicos foram autorizados a levar os eletrodomésticos comprados no Brasil.

    E nos telegramas sobre a negociação para criar o Mais Médicos, o governo Dilma Rousseff e o governo cubano discutiram a oferta do programa em troca do pagamento de empréstimos do BNDES para Cuba. Num deles, o governo brasileiro diz que para que o lado cubano tenha condições de honrar, no futuro, dívidas que estão sendo contraídas por conta de financiamentos brasileiros em diversas áreas, notadamente no setor de infraestrutura (renovação e ampliação do Porto de Mariel). Poderia ser de interesse criar um mecanismo de compensação entre o pagamento de serviços médicos pelo Brasil e o pagamento de parte das dívidas cubanas. A proposta de compensação acabou não sendo firmada.

    Um levantamento feito pelo Conselho Nacional de Secretários Municipais de Saúde mostra que pelo menos 285 municípios em 19 estados devem ficar temporariamente sem médicos na rede pública dedicados à atenção básica à saúde, porque são atendidos apenas pelos profissionais de Cuba.

    Rio Grande do Sul é o estado com mais municípios afetados pela saída dos cubanos. Em seguida vêm São Paulo e Paraná. Trinta e seis médicos já deixaram Ponta Grossa, no Paraná. Nesta quinta-feira, Raquel não conseguiu nem marcar uma consulta: “informaram agora que está sem médico. Que eles não estão agendando”.

    O Ministério da Saúde decidiu prorrogar até o dia 7 de dezembro o prazo para inscrição dos médicos com registro nos conselhos regionais de medicina por causa dos ataques cibernéticos ao sistema.

    O ministério informou que identificou robôs e máquinas que estão promovendo os ataques e que eles não foram uma tentativa de invasão, mas, sim, para derrubar o site, a rede de telefonia e sistema por número de acessos. Segundo a nota, as informações dos candidatos foram preservadas.

    O ministério abriu 8.517 vagas, inicialmente apenas para médicos com CRM. Até o fim da tarde desta quinta-feira, mais de 5.200 inscrições foram efetivadas.

    O Ministério da Saúde também informou que deve permitir que os médicos já se apresentem imediatamente para trabalhar. “Não precisa aguardar o dia 3 de dezembro. Então, nós estamos querendo já suprir a possível ausência ou ainda a presença do médico cubano com médico brasileiro com CRM ou médico estrangeiro com CRM”, afirma o ministro da Saúde, Gilberto Occhi.

    O Conselho Regional de Medicina de São Paulo montou uma força-tarefa pra agilizar o registro profissional de recém-formados interessados em participar do Mais Médicos, e prometeu liberar o documento em 24 horas.

Nossos parceiros
Nossos parceiros
Nossos parceiros
Nossos parceiros
SOBRE O SITE PAULO AFONSO | TEM

O site pauloafonsotem é formado por uma ótima equipe de colaboradores que fazem o site andar, deixando o mesmo sempre atualizado com notícias de qualidade para orgulhar cada vez mais todos os nossos internautas! Desde 2010 trazendo conteúdo e informação para você.
QUER ANUNCIAR?

Entre em contato, e faça a sua divulgação conosco! "QUEM NÃO É VISTO NÃO É LEMBRADO" Telefone: 75-98845-4011 | 75-99227-3793 ou se preferir E-mail: pauloafonsotem@hotmail.com!
PREVISÃO DO TEMPO

RECENTES POSTS

Todos os direitos reservados - Desenvolvimento: Ewerton Miranda