Núcleo Desenvolver é inaugurado e representa um marco no tratamento da saúde mental infantil

  Quinta, 11 de outubro de 2018
  ASCOM/PMPA    |      

    Pais, responsáveis e centenas de crianças que fazem tratamento de autismo, hiperatividade e outras doenças psíquicas que afetam o funcionamento do corpo, da mente e das relações sociais participaram da solenidade.

     

    “Isso aqui é mágico. É uma transformação na vida dessas crianças”. Com essa afirmação, a psicóloga Maíra Falcão ressaltou o que representa a inauguração do Núcleo Desenvolver, um centro para tratamento da saúde mental infantil, que foi entregue pelo prefeito Luiz de Deus na noite da quarta-feira (10).

    Pais, responsáveis e centenas de crianças que fazem tratamento de autismo, hiperatividade e outras doenças psíquicas que afetam o funcionamento do corpo, da mente, e das relações sociais, participaram da solenidade do Núcleo, que é um marco na área da saúde em Paulo Afonso.

    O novo local dá continuidade ao tratamento disponibilizado pela Prefeitura desde dezembro de 2017, por meio da Equipe Multidisciplinar de Atenção ao Autista (EMAA), que era restrito a crianças com transtorno do espectro autista e hiperatividade, e acontecia no Centro de Especialidades Médicas. Com o aumento da demanda, onde foram diagnosticadas outras patologias mentais infantis, houve a necessidade da implantação do Núcleo Desenvolver.

    “Mães que têm filhos autistas ou com alguma outra necessidade especial! Não se preocupem tanto, porque grandes homens da humanidade eram autistas. O que essas crianças precisam é de estímulo e um lugar adequado para desenvolverem suas habilidades e é isto que estamos entregando hoje, com muito orgulho. Agradeço a todos que contribuíram para que o Núcleo Desenvolver se tornasse realidade e parabenizo a equipe que aqui está à frente”, disse o prefeito Luiz Deus.

    Durante suas falas, os oradores ressaltaram a sensibilidade do gestor em disponibilizar o espaço, que atende cerca de 360 crianças de 2 a 12 anos. O médico psiquiatra Natanael Resende Dória, que faz parte da equipe, também falou sobre a importância do novo espaço para o tratamento dos pacientes. “O Núcleo Desenvolver é um divisor de águas no tratamento da saúde mental infantil. Agradecemos a sensibilidade do prefeito em ofertar para a população um espaço como este, que tem toda a infraestrutura adequada para o atendimento, com uma equipe de profissionais qualificada”, falou.

    O secretário de Saúde, Ivaldo Sales, falou sobre a emoção em disponibilizar o local. “Isso aqui é fruto da sensibilidade do prefeito em abraçar essa bandeira em favor da saúde mental infantil. Vale ressaltar que tudo aqui é custeado com recursos próprios, 100% municipais. Isso demonstra o compromisso da gestão com o dinheiro público”, disse o secretário, que falou de outros investimentos na saúde.

    Márcia, a mãe de um dos pacientes com autismo, deu o seu depoimento falando sobre a evolução do seu filho ao participar do tratamento e o que as novas instalações representam. “Descobri este ano que meu filho tem autismo e ele iniciou o atendimento com a equipe ainda no Centro de Especialidades Médicas. De lá para cá, meu filho, que

    não falava, é outra criança, foi uma superação incrível, porque ele evoluiu muito. Eu estou realmente muito agradecida à equipe e a todos que fazem parte desse projeto. Especialmente agora, com esse novo espaço. Tenho certeza que ele vai evoluir muito mais”, enfatizou.

    Os vereadores Marcondes Francisco e Marconi Daniel, também expressaram o sentimento de gratidão em ver a Prefeitura oferecer o serviço. “Eu diria que o Núcleo Desenvolver é uma referência não só para o Estado, mas para o País. Pode fazer uma pesquisa nas cidades vizinhas que nenhuma delas oferta um serviço como esse. Isso é realmente extraordinário e representa um avanço considerável no desenvolvimento dessas crianças aqui assistidas”, falou o presidente da Casa Legislativa. “Isso aqui é louvável, demonstra o compromisso do prefeito Luiz de Deus no que diz respeito ao tratamento dessas crianças. São mecanismos como esses que contribuem para a melhoria da qualidade de vida da população”, frisou Marconi Daniel.

    Após a solenidade, foi realizado o descerramento da placa e a visita às instalações pela comitiva. Convidados, populares, secretários e funcionários municipais também estiveram presentes. Durante todo o evento as crianças participaram de brincadeiras, pinturas de rostos, esculturas com balões, e receberam pipoca e algodão doce.

    Estrutura

    Para o atendimento das crianças, o Núcleo Desenvolver conta com sete profissionais – um médico psiquiatra, duas psicólogas, duas fonoaudiólogas, uma terapeuta ocupacional, uma fisioterapeuta, uma assistente social e uma psicopedagoga. A casa onde está implantado o núcleo tem toda a infraestrutura adequada para a acomodação dos pacientes, que atualmente são cerca de 360 e seus acompanhantes. São sete salas de atendimento individualizado, área de recreação, área de convivência, sala de atendimento coletivo, sala de palestras, copa, cozinha e piscina.

    As patologias das crianças são identificadas na rede de atendimento municipal, nas Unidades Básicas de Saúde, por profissionais especializados, como enfermeiros, psicólogos e médicos. Com a suspeita de alguma doença mental, o paciente é encaminhado para o Núcleo Desenvolver onde passará por uma triagem e será verificada a especificidade do seu caso e se o tratamento será realizado no próprio projeto. "É preciso observar cada caso encaminhado pelas Unidades de Saúde, porta de entrada desses pacientes; e assim identificar aqueles que têm a necessidade de serem orientados pela equipe do projeto ou necessitam de outro tipo de acompanhamento", explica a psicóloga Maíra Falcão.

    Entre os objetivos do projeto está o acolhimento das famílias, com encontros com familiares e responsáveis com orientações diversas sobre saúde global e manejo clínico de sintomas, como palestra sobre alimentação específica e estabelecimento de regras para minimização de sintomas agressivos; oficina de aprendizado, como confecção de brinquedos pedagógicos, alimentos saudáveis naturais, entre outras ações que a família contribua para o desenvolvimento do paciente.

    A equipe do Núcleo Desenvolver é composta pelos seguintes profissionais: Natanael Resende Dória, psiquiatra; Carla Samara, assistente social; Maíra Falcão, psicóloga;

    Daisy Oliveira Silva, psicóloga; Fabiana Simões, fonoaudióloga; Fabiana, fisioterapeuta e Susanna Lisboa, terapeuta ocupacional.

Nossos parceiros
Nossos parceiros
Nossos parceiros
Nossos parceiros
SOBRE O SITE PAULO AFONSO | TEM

O site pauloafonsotem é formado por uma ótima equipe de colaboradores que fazem o site andar, deixando o mesmo sempre atualizado com notícias de qualidade para orgulhar cada vez mais todos os nossos internautas! Desde 2010 trazendo conteúdo e informação para você.
QUER ANUNCIAR?

Entre em contato, e faça a sua divulgação conosco! "QUEM NÃO É VISTO NÃO É LEMBRADO" Telefone: 75-98845-4011 | 75-99227-3793 ou se preferir E-mail: pauloafonsotem@hotmail.com!
PREVISÃO DO TEMPO

RECENTES POSTS

Todos os direitos reservados - Desenvolvimento: Ewerton Miranda