Núcleo Desenvolver, voltado para o tratamento da saúde mental infantil, será inaugurado nesta quarta-feira (10)

  Segunda, 08 de outubro de 2018
  ASCOM/PMPA    |      

    O local atenderá pacientes com autismo, hiperatividade e outras doenças psíquicas, moderadas e severas, que afetam o funcionamento do corpo, da mente e das relações sociais da criança.

     

    Nesta quarta-feira (10), o prefeito Luiz de Deus entrega uma das grandes ações na área da saúde em Paulo Afonso – o Núcleo Desenvolver, um centro de tratamento mental infantil, voltado para crianças de 2 a 12 anos. O local atenderá pacientes com autismo, hiperatividade e outras doenças psíquicas, moderadas e severas, que afetam o funcionamento do corpo, da mente, e das relações sociais da criança. Todo o tratamento é realizado com recursos próprios do município. A inauguração acontece nesta quarta-feira (10), às 19h, e está situado à Rua Juscelino Kubitschek, n°200 (Próximo à Pizzaria Sparttacus).

    O núcleo é um desdobramento do tratamento disponibilizado pela Saúde desde dezembro de 2017, por meio da Equipe Multidisciplinar de Atenção ao Autista (EMAA), que era restrito a crianças com transtorno do espectro autista e hiperatividade e acontecia no Centro de Especialidades Médicas. De acordo com o médico psiquiatra, Natanael Resende Dória, que compõe a equipe durante a consulta com as crianças, foram diagnosticadas outras patologias, o que culminou na implantação do centro de saúde mental infantil.

     

    “Durante os atendimentos fomos percebendo a demanda de outros transtornos mentais infantis nessa faixa de 2 a 12 anos. A partir daí entendemos que seria necessário um local para atender de forma pluridimensional, com tratamento não só para crianças com espectro autista ou hiperativas, mas com esquizofrenia, epilepsia com transtorno mental, deficiência mental, entre tantos outros transtornos. Este local atenderá não somente os pacientes, mas o familiar que convive com essas crianças também será acolhido e envolvido em todo o processo”, explica o médico.

     

    Além do psiquiatra, o Núcleo Desenvolver contará com mais seis profissionais – duas psicólogas, duas fonoaudiólogas, uma terapeuta ocupacional, uma fisioterapeuta, uma assistente social e uma psicopedagoga. A casa onde está sendo implantado o núcleo, conta com toda a infraestrutura adequada para a acomodação dos pacientes, que atualmente são cerca de 350 e seus acompanhantes. São sete salas de atendimento individualizado, área de recreação, área de convivência, sala de atendimento coletivo, sala de palestras, copa, cozinha e piscina.

     

    De acordo com a psicóloga Maíra Falcão, o espaço trará uma nova realidade para as crianças e seus familiares. “Não é somente pela questão do espaço físico, que é totalmente adequado, mas também no que essa nova infraestrutura irá refletir no tratamento dessas crianças. É um projeto inovador, com alto grau de sensibilidade desses pacientes infantis. Estamos muito felizes em fazer parte desse projeto, com uma equipe comprometida e dedicada e que fará uma grande diferença na vida desses pacientes”, fala a psicóloga.

     

    Ela ressalta que as patologias das crianças são identificadas na rede de atendimento municipal, nos Unidades Básicas de Saúde, por profissionais especializados, como enfermeiros, psicólogos e médicos. Com a suspeita de alguma doença mental, o paciente é encaminhado para o Núcleo Desenvolver onde passará por uma triagem e será verificada a especificidade do seu caso, e se o tratamento será realizado no próprio projeto. “É preciso observar caso a caso que é encaminhado pelas Unidades de Saúde, que são a porta de entrada desses pacientes, e assim identificar aqueles que têm a necessidade de serem acompanhados pela equipe do projeto ou necessitam de outro tipo de acompanhamento”, explica Maíra.

     

    Entre os objetivos do projeto está o acolhimento das famílias, com encontros com familiares e responsáveis com orientações diversas sobre saúde global e manejo clínico de sintomas, como palestra sobre alimentação específica e estabelecimento de regras para minimização de sintomas agressivos; oficina de aprendizado, como confecção de brinquedos pedagógicos, alimentos saudáveis naturais, entre outras ações que a família contribua para o desenvolvimento do paciente.

     

    O secretário municipal de Saúde, Ivaldo Sales, reforça o novo momento que será vivido com o Núcleo Desenvolver. “Quando iniciamos o atendimento mental infantil no Centro de Especialidades Médicas em dezembro de 2017 já foi um grande passo, mas agora estamos começando uma nova fase. Com o Núcleo Desenvolver, a Prefeitura de Paulo Afonso oferta um serviço antes nunca visto na região, somente em grandes centros. Diante disso, vemos o compromisso e a preocupação da atual gestão no tratamento da saúde mental das crianças”, enfatiza o secretário.

     

    A equipe do Núcleo Desenvolver é composta pelos seguintes profissionais: Natanael Resende Dória, psiquiatra; Carla Samara, Assistente Social; Maíra Falcão, psicóloga; Daisy Oliveira Silva, psicóloga; Fabiana Simões, fonoaudióloga; Fabiana, fisioterapeuta e Susanna Lisboa, terapeuta ocupacional.

Nossos parceiros
Nossos parceiros
Nossos parceiros
Nossos parceiros
SOBRE O SITE PAULO AFONSO | TEM

O site pauloafonsotem é formado por uma ótima equipe de colaboradores que fazem o site andar, deixando o mesmo sempre atualizado com notícias de qualidade para orgulhar cada vez mais todos os nossos internautas! Desde 2010 trazendo conteúdo e informação para você.
QUER ANUNCIAR?

Entre em contato, e faça a sua divulgação conosco! "QUEM NÃO É VISTO NÃO É LEMBRADO" Telefone: 75-98845-4011 | 75-99227-3793 ou se preferir E-mail: pauloafonsotem@hotmail.com!
PREVISÃO DO TEMPO

RECENTES POSTS

Todos os direitos reservados - Desenvolvimento: Ewerton Miranda