Educação Inclusiva: programa municipal prepara jovens e adultos pauloafonsinos para o futuro

  Segunda, 08 de outubro de 2018
  ASCOM/PMPA    |      

    O avanço da tecnologia, intensificado no início do século XXI, exige cada vez mais de jovens e adultos o conhecimento necessário para ingressar no mundo moderno. Adquirindo aptidão para exercer os mais variados tipos de profissões, fica mais fácil conquistar uma vaga no competitivo mercado de trabalho.

    Observando que eventuais situações de vulnerabilidade socioeconômica impossibilitam uma parcela considerável da população de arcar com despesas em cursos profissionalizantes que assegurem seu futuro profissional e financeiro, a Prefeitura de Paulo Afonso criou o Programa Educação Inclusiva.

    Vinculado à Secretaria Municipal de Desenvolvimento Social, o programa consiste na concessão de bolsas integrais para os cursos: pré-vestibular, preparação para concursos, informática básica itinerante, informática básica para melhor idade (Centro e BTN) e inglês básico e intermediário do Programa Inglês no meu Bairro.

    Público-alvo:

    Alunos egressos da rede pública de ensino, oriundos de famílias consideradas em situação de vulnerabilidade socioeconômica, idosos e beneficiários do Programa Bolsa Família ou Cadúnico.

    Pré-vestibular – Anualmente são oferecidas 30 bolsas para alunos concluintes do ensino médio que pleiteiam vagas na faculdade. O objetivo é proporcionar ao estudante a oportunidade de rever o conteúdo aprendido ao logo da vida escolar, para que, preparado, possa ser classificado nos tradicionalmente concorridos vestibulares e no Exame Nacional do Ensino Médio (ENEM).

    O Curso de Preparação para Concursos oferece 60 bolsas a cada ano e tem duração de seis meses, dividido em duas turmas. É destinado a jovens e adultos das áreas urbana e rural do município que concluíram seus estudos, que comprovem estar em eventual situação de vulnerabilidade social e que almejem emprego estável, através de aprovação em concursos públicos.

    Informática Básica Itinerante – Destinado a pessoas a partir de 14 anos, residentes em localidades economicamente vulneráveis, o serviço integra jovens, adultos e idosos do centro da cidade, bairros e povoados, ao mundo da tecnologia da informação, além de promover sua socialização. Anualmente são concedidas 225 vagas. Este ano, depois de percorrer os bairros Oliveira Brito e Rodoviários, o curso chegou ao Povoado Riacho, onde a conclusão de mais duas turmas está prevista para o mês de dezembro. Jovens de 15 a 29 anos, atendidos pelo Programa Estação Juventude, também concluirão o curso na mesma data.

    Nas Escolas de Informática para Melhor Idade da Avenida Bahia (Centro) e da Avenida Delmiro Gouveia (Tancredo Neves II), pessoas com idade a partir de 55 anos aprendem a realizar tarefas em programas avançados de computação, além de acesso à internet. Todos os anos são concedidas 150 bolsas para idosos residentes no Centro, e 100 para o público idoso do BTN e

    adjacências. Nas duas unidades, os alunos são divididos em duas turmas, com aulas de manhã e à tarde. O curso tem duração de seis meses com carga horária de 120 horas. O único pré-requisito para participar é ser alfabetizado e estar na idade a partir de 55 anos.

    Projeto Inglês no Meu Bairro – Destinado a adolescentes e jovens na faixa etária de 15 a 29 anos, preferencialmente beneficiários do Programa Bolsa Família, o curso tem duração de um ano, perfazendo carga horária de 70 horas para o curso básico e 140 para o intermediário. Ministrado pelo professor e diretor da Vision Idiomas, Kennedy Alcântara, o Inglês no Meu Bairro alcança 60 alunos, este ano, distribuídos em 30 bolsas no Povoado São José e 30 no Programa Estação Juventude.

    A Prefeitura, junto com a Secretaria Municipal de Desenvolvimento Social e o Programa Bolsa Família, vem realizando este curso com o intuito de melhorar a qualidade de vida das famílias beneficiárias. A bolsa é integral e todo o material didático, assim como a camisa do curso são fornecidos pela Prefeitura, através da SEDES.

    Programa de Moradia Estudantil – Em 1992, na primeira gestão do prefeito Luiz de Deus, foi criada a Casa do Estudante Pauloafonsino em Salvador. Localizada na Rua Odilon Santos, nº 161, Bairro Rio Vermelho, a casa oferece acomodações dignas aos jovens universitários de Paulo Afonso que comprovem matrícula em cursos técnicos, de graduação ou de pós-graduação, em instituições de ensino superior na capital. A Prefeitura, por meio da Secretaria Municipal de Desenvolvimento Social, disponibiliza 21 vagas para acomodar os residentes com dignidade, sendo responsável pela manutenção do prédio, arcando com despesas de água, energia e internet. Além disso, cada residente tem direito a uma refeição diária. Em 2010, o imóvel passou por uma reforma geral em suas instalações, incluindo a substituição do mobiliário. A obra foi realizada com recursos do Governo Municipal.

    Os números mostram que a cada ano, mais de 600 pessoas são atendidas pelos programas da Secretaria Municipal de Desenvolvimento Social e os resultados positivos são comemorados pela equipe. Para a secretária Ana Clara Moreira, em seu terceiro mandato à frente da pasta, os méritos devem ser divididos entre o prefeito Luiz de Deus, por ter aprovado o trabalho que já vinha sendo realizado desde 2009, e todos os servidores e colaboradores, responsáveis pela realização de sonhos de centenas de pessoas.

    “É um trabalho executado por muitas mãos, mas com o mesmo propósito, o de realizar sonhos. Nossa maior recompensa é ver a felicidade das pessoas contempladas com nossas ações. Em nome da minha equipe, eu agradeço ao gestor municipal pelo apoio que nos permitiu continuar com esse trabalho que nos orgulha muito e que fazemos com prazer”, declara Ana Clara Moreira.

Nossos parceiros
Nossos parceiros
Nossos parceiros
Nossos parceiros
SOBRE O SITE PAULO AFONSO | TEM

O site pauloafonsotem é formado por uma ótima equipe de colaboradores que fazem o site andar, deixando o mesmo sempre atualizado com notícias de qualidade para orgulhar cada vez mais todos os nossos internautas! Desde 2010 trazendo conteúdo e informação para você.
QUER ANUNCIAR?

Entre em contato, e faça a sua divulgação conosco! "QUEM NÃO É VISTO NÃO É LEMBRADO" Telefone: 75-98845-4011 | 75-99227-3793 ou se preferir E-mail: pauloafonsotem@hotmail.com!
PREVISÃO DO TEMPO

RECENTES POSTS

Todos os direitos reservados - Desenvolvimento: Ewerton Miranda