Polícia do Rio procura por médico e mãe indiciados por homicídio

  Quarta, 18 de julho de 2018
  Jornal Nacional    |      

    Eles usavam a internet para atrair pacientes para procedimentos estéticos; uma mulher morreu após fazer um preenchimento.

    A polícia do Rio de Janeiroestá à procura de um médico e da mãe dele indiciados por homicídio qualificado. Eles usavam a internet para atrair pacientes para procedimentos estéticos. Uma das vítimas morreu domingo (15) depois de fazer um preenchimento.

    Uma rede social movimentada. Mais de 600 mil seguidores em apenas uma onde médico Denis César Barros Furtado era conhecido como o Dr. Bumbum e se vendia como uma referência na área.

    “Eu sou um dos médicos que mais faz medicina estética e bioplastia de glúteos do Brasil. Eu chego a usar dez, 15 litros ao mês de bioplastia”, diz ele num vídeo.

    Oferecia procedimentos no Rio, em São Pauloe Brasília. Não só na área estética.

    “Estamos aqui direto da Argentina fazendo atendimento a domicílio com terapia neural e um soro triptofano para tratar a depressão e aquela crise de esquizofrenia que eu falei”.

    Tanta propaganda atraiu Lilian Calixto. A bancária de 46 anos veio de Cuiabá para fazer um preenchimento nos glúteos.

    Ao chegar ao Rio, a surpresa. O consultório do doutor Denis era, na verdade, a casa dele, uma cobertura num condomínio na Barra da Tijuca, Zona Oeste do Rio. Foi onde Lilian foi atendida e passou mal. O lugar está agora interditado e, segundo a polícia, era onde o médico costumava fazer os procedimentos.

    “A gente tinha informação que o procedimento era em clínica. Era para ser uma cirurgia simples e aconteceu essa fatalidade”, disse Alessandro Jamberce, enteado da vítima.

    Os investigadores apreenderam remédios e material na casa do médico. Imagens de câmeras de segurança mostram Denis chegando ao hospital, sábado (14), pouco antes das 23h. Lilian foi retirada do carro numa cadeira de rodas.

    Na recepção, ela aparece com a namorada do médico, Renata Fernandes Cirne, a técnica de enfermagem que trabalhava com ele, Rosilane Pereira da Silva, e a mãe de Denis, Maria de Fátima Furtado.

    De acordo com o hospital, Lilian chegou em estado extremamente grave e morreu no início da madrugada. Renata, a namorada de Denis está presa. Ela tem 19 anos, se apresentava como secretária do médico e fazia o contato com as pacientes.

    Denis e mãe, Maria de Fátima, estão foragidos. Ela também é médica, mas teve o CRM, o registro profissional, cassado.

    Numa conversa com uma paciente, Fátima tentava marcar o procedimento na casa do filho, mas a mulher desconfiou e registrou queixa na polícia.

    “Agora você quer que eu faça esse procedimento dentro de uma casa, gente? Pelo amor de Deus”, diz a paciente.

    “Você acha que uma casa é diferente de um consultório?”, pergunta Fátima.

    O CRM de Denis é registrado em Brasília e Goiás, por isso, segundo o Conselho de Medicina, ele não poderia atender no Rio.

    Denis Furtado já tinha passagens na polícia por homicídio, porte ilegal de arma e ameaça. Também já foi indiciado por exercício ilegal da medicina no Distrito Federal.

    Agora, vai responder com a mãe, a namorada e a técnica de enfermagem por homicídio qualificado e associação criminosa.

    “Ele não pode fazer esse tipo de procedimento numa cobertura, na casa dele. Um médico não pode se dispor a isso. Por isso que nós indiciamos por homicídio doloso, porque você sai do campo da imprudência e vai para a assunção do risco de matar uma pessoa”, disse a delegada Adriana Belém.

    Denis usou a substância conhecida como PMMA para fazer o preenchimento: polimetilmetacrilato, um derivado do acrílico.

    “O PMMA é reconhecido pela Anvisa. É um produto que deve ser utilizado por médicos em pequenas quantidades”, explicou Hermann Tiesenhausen, diretor de comunicação do Conselho Federal de Medicina.

    O cirurgião plástico explica que o PMMA é um implante definitivo, difícil de remover e pode oferecer riscos em áreas com muitos vasos sanguíneos, como os glúteos.

    “O risco da utilização do polimetilmetacrilato em largo volume é pegar algum vaso sanguíneo e produzir alguma situação de interrupção do fluxo, que a gente chama isso de embolia, ou ter uma obstrução efetivamente que possa gerar alguma necrose na região”, afirmou André Maranhão, presidente da Sociedade Brasileira de Cirurgia Plástica.

    Uma paciente fez o mesmo preenchimento de Lilian menos de um mês atrás. A quantidade do produto, para o médico, não parecia ser um problema.

    “A quantidade que eu usei eu prefiro não falar, mas a quantidade indicada inicial foi de 400ml, e ele acabou usando uma quantidade maior”, disse ela sem se identificar.

    Uma a paciente de Brasília, que também não quis se identificar, está processando o médico. O procedimento estético só trouxe problema.

    “Ele desalinhou as minhas linhas corporais. Se já não era bom, ficou pior, eu fiquei extremamente entristecida com o resultado e, além disso, hoje eu tenho um edema na região. Então eu sinto dor, não consigo mais dormir em qualquer posição”, disse ela.

    “É importante que você verifique a capacitação profissional desse médico que foi lhe indicado. Mídia social não é responsável por chancelar o profissional. Quem chancela são os conselhos e as entidades de classe”, afirma o presidente da Sociedade Brasileira de Cirurgia Plástica.

    O que dizem os citados
    A defesa do médico Denis Furtado classificou de precoce a responsabilização dele pela morte de Lilian Calixto e disse que foi uma fatalidade.

    A advogada da namorada dele disse que Renata Fernandes era apenas a recepcionista e é inocente.

    A Justiça não aceitou o pedido de prisão da técnica em enfermagem Rosilane Pereira da Silva. O JN não conseguiu contato com ela. 

    O Conselho Regional de Medicina do Rio informou que faz fiscalização de rotina em unidades de saúde e checa denúncias que chegam ao conselho.

Nossos parceiros
Nossos parceiros
Nossos parceiros
Nossos parceiros
SOBRE O SITE PAULO AFONSO | TEM

O site pauloafonsotem é formado por uma ótima equipe de colaboradores que fazem o site andar, deixando o mesmo sempre atualizado com notícias de qualidade para orgulhar cada vez mais todos os nossos internautas! Desde 2010 trazendo conteúdo e informação para você.
QUER ANUNCIAR?

Entre em contato, e faça a sua divulgação conosco! "QUEM NÃO É VISTO NÃO É LEMBRADO" Telefone: 75-98845-4011 | 75-99227-3793 ou se preferir E-mail: pauloafonsotem@hotmail.com!
PREVISÃO DO TEMPO

RECENTES POSTS

Todos os direitos reservados - Desenvolvimento: Ewerton Miranda