Venezuelanos enfrentam longas filas para sacar dinheiro após mudança de moeda

  Quarta, 22 de agosto de 2018
  Jornal Nacional    |      
Venezuelanos enfrentam longas filas para sacar dinheiro após mudança de moeda

    Bolívar soberano tem cinco zeros a menos e embaralhou a cabeça dos venezuelanos. Oposição convocou greve nacional para rejeitar as medidas econômicas.

    o primeiro dia útil depois que a Venezuela mudou a moeda, opositores convocaram uma greve geral. Foi um protesto contra o novo pacote econômico, que tenta conter a hiperinflação no país.

    O novo bolívar, agora, soberano, começou a sair na boca do caixa. Tem cinco zeros a menos. E está embaralhando a cabeça dos venezuelanos, que fizeram filas enormes para sacar dinheiro.

    Até segunda-feira (20) era necessária uma montanha de dinheiro para comprar um franguinho ou seis tomates.

    O vendedor não sabe o que fazer.

    “No ônibus, se você paga 100 bolívares, como eles fazem para te dar o troco? Isso é incompreensível”, disse o venezuelano.

    A oposição convocou greve nacional para rejeitar as medidas econômicas do governo de Nicolás Maduro. A adesão foi parcial.

    Caracas amanheceu com ruas vazias, mas parte da paralisação foi por causa da incerteza de comerciantes e empresários. Ninguém sabe como arcar com o custo da mudança: aumento de imposto e gasolina, salários indexados ao preço do barril de petróleo, 3.400% de aumento do salário mínimo, sem que possam repassar aos preços, que serão vigiados.

    Os críticos de maduro dizem que o pacote vai quebrar as empresas e agravar o desabastecimento.

    A Assembleia Nacional, de maioria opositora, fez, nesta terça-feira (21), uma sessão extraordinária, acalorada.

    Os parlamentares criticaram a desvalorização da moeda em 1.300%, da noite para o dia.

    Consideraram que esse é o pacote da fome, e longe de resolver o problema, vai agravar a crise econômica. Eles aprovaram um acordo com repúdio às medidas, cujos efeitos nocivos serão de responsabilidade de Maduro, com um alerta de que o poder aquisitivo dos trabalhadores está sendo destruído e um chamado à luta pela mudança da política institucional.

Nossos parceiros
Nossos parceiros
Nossos parceiros
Nossos parceiros
SOBRE O SITE PAULO AFONSO | TEM

O site pauloafonsotem é formado por uma ótima equipe de colaboradores que fazem o site andar, deixando o mesmo sempre atualizado com notícias de qualidade para orgulhar cada vez mais todos os nossos internautas! Desde 2010 trazendo conteúdo e informação para você.
QUER ANUNCIAR?

Entre em contato, e faça a sua divulgação conosco! "QUEM NÃO É VISTO NÃO É LEMBRADO" Telefone: 75-98845-4011 | 75-99227-3793 ou se preferir E-mail: pauloafonsotem@hotmail.com!
PREVISÃO DO TEMPO

RECENTES POSTS

Todos os direitos reservados - Desenvolvimento: Ewerton Miranda