Programa Campo Forte é lançado e garante fortalecimento da agricultura familiar

  Quinta, 09 de agosto de 2018
  ASCOM/PMPA    |      

    O lançamento do programa foi realizado com o Dia de Campo, onde agricultores e produtores rurais de vários povoados participaram de palestras sobre irrigação, cultivo e benefícios da palma forrageira e grãos para alimentar o rebanho

    Com diversas atividades voltadas para o fortalecimento da agricultura familiar e produção de leite, a Prefeitura de Paulo Afonso lançou nesta quarta-feira (8), o Programa Campo Forte. O local escolhido para o lançamento foi o povoado Baixa do Boi, onde a Secretaria Municipal de Agricultura e Aquicultura implantou o maior viveiro público de palma forrageira do país, atualmente, com um hectare de área plantada. A espécie, comum na caatinga, é resistente a temperaturas elevadas e à Cochonilha do Carmim, uma praga que se alimenta da seiva da palma comum, destruindo a plantação em poucos meses. Produtores rurais de Paulo Afonso estão recebendo as raquetes da palma livre da praga.

    Segundo o secretário de Agricultura e Aquicultura, Jandirson Campos Torres, em menos de um ano, já foi distribuído um milhão de mudas da palma forrageira, e a previsão é de que até o final de 2018 esse número aumente para dois milhões. “Eu quero agradecer a todos os produtores que acreditaram no nosso projeto, que além de erradicar a Cochonilha do Carmin, com o cultivo da palma forrageira, vai melhorar a alimentação do gado, aumentando consequentemente a produção de leite no nosso município”, disse o secretário.

    O lançamento do programa foi realizado com o Dia de Campo, onde agricultores e produtores rurais de vários povoados participaram de palestras sobre irrigação, cultivo e benefícios da palma forrageira e grãos para alimentar o rebanho, segundo técnicos do setor, itens indispensáveis para uma boa produção de leite.

    Em seu discurso, o prefeito Luiz de Deus reafirmou o compromisso de seu governo em garantir todas as condições para que o homem do campo realize seus projetos com sucesso. Para o prefeito, os pauloafonsinos são corajosos e inteligentes, qualidades indispensáveis para serem bem sucedidos no que fazem.

    “Coragem e inteligência são os dois principais atributos que um homem deve ter para alcançar êxito no que faz. Em Paulo Afonso há provas incontestáveis de que seus habitantes são extremamente corajosos e inteligentes para fazerem do nosso município o maior produtor de leite da região. Podem ter certeza de que a parte que cabe à Prefeitura será feita. Já estamos contratando um geólogo para orientar os produtores rurais sobre a perfuração de poços artesianos utilizando a perfuratriz adquirida pela Prefeitura, e as instituições financeiras darão o suporte necessário para a manutenção dos poços. Com a coragem e a inteligência do homem do campo e a fé em Deus tudo vai dar certo”, concluiu Luiz de Deus.

    O presidente da empresa de laticínios Betânia, Luiz Girão, vê em Paulo Afonso um local que reúne todas as condições para se tornar um grande produtor de leite na região. “Parabéns ao prefeito Luiz de Deus e ao secretário Jandirson pela visão futurista. Vou falar de Paulo Afonso em todos os lugares por onde eu passar e me comprometo a dizer aos gestores públicos do Ceará que nessa cidade da Bahia, a Administração leva o trabalho a sério, valoriza o homem do campo e a Betânia apoia a iniciativa, comprando sua produção de leite”, disse o empresário.

    Alexandre Menezes, representante da Associação de Produtores de Leite do Sítio do Tará, comemora o aumento da produção de 130 para 260 litros por dia. O produtor diz que continuará apoiando os projetos da Prefeitura e colaborando para que bons resultados sejam colhidos.

    “Há um ano minha associação produzia metade do leite que produz hoje. Eu me sinto satisfeito por ter sido convidado para fazer parte do Programa Mais Leite e do projeto da palma forrageira. Já plantei 25 mil raquetes da palma e estamos trabalhando para crescer cada vez mais”, disse Alexandre.

    Além do prefeito Luiz de Deus e do secretário de Agricultura e Aquicultura, Jandirson Campos Torres, participaram da solenidade de abertura do Dia de Campo, o presidente da Câmara Municipal, Marcondes Francisco; empresários, secretários de governo, vereadores e representantes da Codevasf, Banco do Brasil e Banco do Nordeste.


Nossos parceiros
Nossos parceiros
Nossos parceiros
Nossos parceiros
SOBRE O SITE PAULO AFONSO | TEM

O site pauloafonsotem é formado por uma ótima equipe de colaboradores que fazem o site andar, deixando o mesmo sempre atualizado com notícias de qualidade para orgulhar cada vez mais todos os nossos internautas! Desde 2010 trazendo conteúdo e informação para você.
QUER ANUNCIAR?

Entre em contato, e faça a sua divulgação conosco! "QUEM NÃO É VISTO NÃO É LEMBRADO" Telefone: 75-98845-4011 | 75-99227-3793 ou se preferir E-mail: pauloafonsotem@hotmail.com!
PREVISÃO DO TEMPO

RECENTES POSTS

Todos os direitos reservados - Desenvolvimento: Ewerton Miranda