Após audiência pública sobre aborto no Supremo, Rosa Weber fará relatório e pediu audiência pública para ouvir opiniões contra e a favor da legalização do aborto até a 12ª semana de gestação.

  Terça, 07 de agosto de 2018
  Jornal Nacional    |      
Após audiência pública sobre aborto no Supremo, Rosa Weber fará relatório e pediu audiência pública para ouvir opiniões contra e a favor da legalização do aborto até a 12ª semana de gestação.

    Ministra pediu audiência pública para ouvir opiniões contra e a favor da legalização do aborto até a 12ª semana de gestação. Ação do PSOL pede a descriminalização.

    Terminou nesta segunda-feira (6), no Supremo Tribunal Federal, a audiência pública que debateu sobre o aborto no Brasil. As posições, contra e a favor da descriminalização, vão servir de referência para o voto da ministra Rosa Weber, relatora do processo.

    Foram mais de 70 pontos de vista sobre aborto, que o PSOL pede que seja descriminalizado até os três meses de gestação.

    De acordo com o Código Penal, tanto a mulher que faz aborto quanto quem a apoia pode pegar até três anos de cadeia. A punição é de quatro anos de prisão para quem realizar a interrupção de uma gravidez.

    No Brasil, aborto é considerado legal somente em três casos: estupro, risco de morte da mulher e anencefalia, quando o feto não tem cérebro. A ação considera que o Código Penal está em desacordo com a Constituição. É com base no que está ouvindo, que a ministra Rosa Weber vai fundamentar o voto.

    Nos dois dias de audiência, especialistas discutiram o tema. O representante da Confederação Nacional dos Bispos do Brasil, Dom Ricardo Hoepers, que é contra a descriminalização do aborto, afirmou que o direito à vida é o bem que mais deve ser protegido.

    “Não podemos tratar o assunto negando, deletando, ignorando a existência do bebê. Parece que estamos falando de uma vesícula biliar, de um rim, de um adendo que precisamos extirpar, que está causando a morte das mulheres. O foco está errado. O direito à vida é o mais fundamental de todos os direitos”.

    A representante do Movimento Católicas pelo Direito de Decidir, Maria José Rosado Nunes, a favor da descriminalização, disse que o estado e a igreja não devem se intrometer na decisão da mulher.

    “É um dever ético da sociedade reconhecer as mulheres, nos reconhecer, como agentes morais de pleno direito, com capacidade de escolha e decisão. Imoral é que outros decidam sobre o que nós, mulheres, podemos ou não fazer dos nossos corpos”.

    A Convenção Geral das Assembleias de Deus, representada por Douglas Roberto de Almeida Baptista, se posicionou contra a descriminalização do aborto. Afirmou que o direito à vida não deve ser violado.

    “Toda pessoa tem o direito que se respeite a sua vida. Esse direito deve ser protegido pela lei e, em geral, desde o momento da concepção. Ninguém pode ser privado da vida, arbitrariamente”.

    Para a representante do Conselho Nacional dos Direitos Humanos, Fabiana Galera Severo, restringir a liberdade da mulher é incompatível com o direito humano.

    “A interpretação restritiva do direito à liberdade da mulher de decidir sobre sua própria vida reprodutiva, essa sim, é incompatível com o direito humano à vida com dignidade e à liberdade sexual e reprodutiva”.

    A discussão vai continuar só que agora no plenário do STF. Depois que a ministra Rosa Weber preparar o relatório, o processo será liberado para julgamento. Caberá à presidência do Supremo definir a data para que os 11 ministros decidam se aborto pode ou não ser praticado até a 12ª semana de gestação.

Nossos parceiros
Nossos parceiros
Nossos parceiros
Nossos parceiros
SOBRE O SITE PAULO AFONSO | TEM

O site pauloafonsotem é formado por uma ótima equipe de colaboradores que fazem o site andar, deixando o mesmo sempre atualizado com notícias de qualidade para orgulhar cada vez mais todos os nossos internautas! Desde 2010 trazendo conteúdo e informação para você.
QUER ANUNCIAR?

Entre em contato, e faça a sua divulgação conosco! "QUEM NÃO É VISTO NÃO É LEMBRADO" Telefone: 75-98845-4011 | 75-99227-3793 ou se preferir E-mail: pauloafonsotem@hotmail.com!
PREVISÃO DO TEMPO

RECENTES POSTS

Todos os direitos reservados - Desenvolvimento: Ewerton Miranda